Dicas para Manter os Lábios Bonitos e Hidratados

 

Para manter a saúde e a aparência dos lábios requer um cuidado especial com a hidratação. O frio é uma ameaça, assim como a poluição, o sol quente e o ar condicionado forte. Por serem constituídos de um tipo de pele fina e com pouca proteção natural, são mais propensos ao ressecamento. “A desidratação da mucosa dos lábios não tira apenas o charme, mas pode gerar também rachaduras  nos lábios que servem de porta de entrada para herpes e feridas”, esclarece a dermatologista Bruna Pacheco, da Clínica Razuk, Bessa & Associados.

Segundo a especialista, as dicas preciosas para ter lábios bonitos e macios são: beber água continuamente (proporciona lubrificação natural), aplicar protetor labial com hidratante três vezes ao dia e ingerir vitamina E.  Há ainda outros vilões que merecem atenção: respirar pela boca ao invés do nariz, ficar lambendo os lábios o tempo todo (o pH da saliva pode irritar a mucosa local quando em contato prolongado), ingerir certos medicamentos (orais e pomadas, como os que tratam acne) e fumar (o tabaco ajuda a ressecar os lábios e o excesso pode matar as células da boca).

A dermatologista fez algumas recomendações e deu dicas para cuidar melhor dos seus lábio e deixar eles com aspecto mais bonito e saudável:

Os Problemas Causados por Lábios Ressecados

dicas-cuidados-com-lábios

Além de herpes e feridas que podem se instalar nas rachaduras labiais, a exposição solar intensa sem proteção pode provocar câncer na região. Deve-se ficar atento quando os lábios secos começam a inflamar e/ou sangrar, pois há riscos de infecção grave, assim como feridas com casquinhas que não cicatrizam dentro de um mês. Nesses casos, a pessoa deve procurar um dermatologista imediatamente, pois pode ser uma queratose actínica, lesão precursora do câncer de pele.

Batom para Hidratação dos Lábios

O mais indicado é aquele com proteção labial com forte ação emoliente (com formulação à base de cera de abelha ou manteiga de outro fruto rico em gordura vegetal). Alguns que propõem longa duração, às vezes ressecam por conta da fixação, por isso aplique o hidratante labial algumas vezes ao dia.

Uso de Hidratante Labial

Produtos à base de manteiga de cacau, karité, óleo mineral e vaselina são eficazes no tratamento contra a descamação dos lábios. As versões  mais específicas que levam ácido hialurônico, ceramidas e ômegas 3 e 6 em suas composições também são ótimos coadjuvantes na hidratação labial.

Preenchimento dos Lábios com Ácido Hialurônico e Injeção de Colágeno

Procedimentos indicados para quem quer ficar com os lábios volumosos, bem contornados e sem ruguinhas. Além de uma boca sensual na medida certa, os procedimentos também atraem moléculas de água e induzem a formação de colágeno, o que melhora a hidratação e a sustentação da pele.

Splash para Homems

Existem diversas opções de hidratantes e protetores labiais que não deixam os lábios brilhosos ou com aspecto gorduroso. Tenha cuidado especial ao se barbear para não criar feridas nos lábios (se aparecerem, use pomada cicatrizante para evitar infecção).

Pronta para dizer chega aos lábios ressecados?

cuidados-lábios-ressecados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *